Descubra quais são as principais características e vantagens dos diferentes modelos de trabalho.
Você sabe qual a diferença entre escritório compartilhado e coworking? Na prática, costuma-se usar os termos para referir-se ao mesmo modelo de trabalho, no qual um espaço corporativo é utilizado por diferentes pessoas simultaneamente. No entanto, existem algumas diferenças, e iremos abordá-las no conteúdo de hoje. Continue lendo!
Quais são as diferenças entre coworking e escritório compartilhado?
Objetivamente, os termos são usados como sinônimos por tratarem de um conceito parecido: a acessibilidade financeira e o compartilhamento de recursos. Por serem espaços físicos nos quais os bens de valor elevado são usados por muitas pessoas, consequentemente, os custos relacionados também são menores, pois são diluídos entre os indivíduos de um grupo.
As diferenças estão mais relacionadas ao tipo de atmosfera que cada modalidade proporciona: o coworking é muito mais do que um local de trabalho, mas sim, um ambiente de colaboração e troca de experiências, que favorece o networking e a flexibilidade.
Por outro lado, o escritório compartilhado pode representar espaços físicos divididos individualmente individualizados, nos quais as despesas são divididas basicamente rateadas e a infraestrutura é usufruída por todos que contribuem financeiramente.
Como funciona o escritório compartilhado no coworking?
Conforme o próprio termo sugere, o coworking está relacionado à colaboração e coletividade. Nestes espaços, profissionais de diversas áreas de atuação, setores e níveis de experiência compartilham o mesmo espaço físico. Mas, mais do que isso, compartilham ideias, soluções e interagem entre si, em um ambiente envolvente e estimulante.
O coworking conta com as estações de trabalho individuais, mas, além disso, geralmente possuem algum ambiente para descompressão e relaxamento, como salas de café, jardins e/ou espaços de descanso, por exemplo.
Além de um ambiente mais descontraído, há também os serviços que agregam à rotina de trabalho, como salas privativas para reuniões, que podem ser reservadas de acordo com as necessidades e pagas somente conforme a demanda (pay-per-use). Outras facilidades podem ser incluídas, como atendimento telefônico personalizado, endereço comercial e/ou fiscal, gestão de correspondências e recepção personalizada de clientes.
Como funciona o escritório compartilhado no modelo tradicional?
Mais amplo, o termo pode incluir tanto um espaço de trabalho compartilhado por membros de uma mesma empresa, como um conjunto de salas individuais dentro de um mesmo local, com algumas facilidades compartilhadas e, consequentemente, menores custos..
Enquanto o coworking propõe uma atmosfera de integração, coletividade e diversidade, o escritório compartilhado tem uma proposta mais individualizada - afinal, cada profissional tem o seu ambiente privativo, no qual pode trabalhar sozinho e receber seus clientes, por exemplo.
O foco é o compartilhamento de recursos físicos, e não necessariamente a colaboração entre profissionais. Sendo assim, a experiência de um escritório compartilhado é mais próxima à de um escritório particular, com a diferença de que toda a estrutura do local, como ambientes comuns e serviços, é acessada por todos, e os custos coletivos são divididos. Entre estes serviços, podem estar incluídos limpeza, manutenção, recepção e salas de reuniões.
Quais são as vantagens de cada modelo?
Financeiramente, os dois modelos são igualmente vantajosos. O ponto decisivo é o tipo de experiência pretendida pelo profissional: um ambiente mais privativo e reservado, ou uma comunidade voltada à expansão de conhecimentos e cooperação.
Em ambos os casos, algumas vantagens são garantidas, como:
- Otimização de custos
- Serviços como limpeza, manutenção e recepção incluídos no valor do plano
- Sala de reunião on demand, gerando custos somente quando necessário
- Possibilidade de direcionar o foco ao trabalho e ao crescimento da empresa, sem se preocupar com questões estruturais
- Mais profissionalismo em um ambiente completo, que pode causar uma melhor impressão aos clientes
- Opção de inclusão dos serviços de escritório virtual, que permite utilizar o endereço para fins fiscais e comerciais
- Flexibilidade de horários
Escritório Compartilhado Tradicional x Coworking: qual escolher?
Como concluímos, ambas as opções possuem suas particularidades e similaridades, sendo espaços democráticos e que atraem diversos perfis de profissionais.
No entanto, o escritório compartilhado no modelo de coworking pode atender melhor a profissionais que estejam em busca de conexões significativas, networking diversificado e expansão da carreira. Já o escritório compartilhado apresenta vantagens a profissionais que tenham necessidade de receber muitos clientes ou focar mais no trabalho individual.
Independentemente de qual seja o seu perfil, o espaço escolhido precisa ser organizado, confiável, seguro e com boa infraestrutura - afinal, ele será a “cara” da sua empresa.
Se você busca por soluções em espaços compartilhados na região de Atibaia, faça uma experiência, conte com a A & F Virtual Office! Aqui, você encontra uma estrutura completa de coworking e salas privativas, com acesso a serviços adicionais como virtual office, salas de reunião, linha telefônica exclusiva, recepção, e muito mais!
Entre em contato e customize o seu plano - temos soluções e valores sob medida para as suas necessidades!