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Como fortalecer seu elo com o cliente sendo um freelancer

julho 2, 2019

By A&F Virtual Office

[:pb]Dicas para atender melhor seus clientes e prosperar na sua área.

A decisão de trabalhar como freelancer vem, muitas vezes, da insatisfação com a rotina de trabalho ou nos momentos de necessidade financeira. Apesar de ser um conceito atual, muitas pessoas já optam por esta forma de trabalhar.

É muito comum profissionais desistirem do “freela” por medo de não engrenarem no mercado de trabalho - muitos acabam falhando por não conseguirem manter um elo forte com seus clientes. Para fazer diferente, confira algumas dicas para prosperar nesta modalidade de atuação:

 

Cordialidade no atendimento

Saiba separar os clientes que necessitam de atendimentos mais formais dos momentos de descontração. Apesar de o freelancer ser um profissional independente e geralmente trabalhar em áreas como comunicação e tecnologia, é preciso manter uma certa formalidade na convivência com os clientes, para que levem a sério seu trabalho.

Dedicação é tudo!

DICA A&F: Use e-mails para formalizar conversas do WhatsApp. Apesar do uso de mensagens instantâneas ter se tornado algo comum e prático na rotina de trabalho, muitas vezes perde-se prazos e conteúdo. Formalize tudo que for possível, demonstrando responsabilidade e organização.

 

Utilize as redes sociais como vitrine

Facebook e LinkedIn podem ser grandes aliados para demonstrar competência e facilitar o networking. Procure fazer postagens sobre o mercado e outros assuntos da sua área de atuação: isso mostra aos seus clientes que você é antenado e dedicado.

Invista na sua reputação! Você é a cara do seu negócio. Por isso, dedique seu tempo em mostrar a excelência dos serviços prestados.

 

Ofereça diferenciais

Para uma boa estratégia de fidelização, ofereça vantagens! Não precisa ser necessariamente um desconto: é nessa hora que entra a criatividade. Um atendimento personalizado é, muitas vezes, o que fideliza um cliente.

Pensando assim, que tal ao invés de procurar outros possíveis clientes, fidelizar os que você já possui? Forneça um atendimento exclusivo, esteja por dentro de projetos e ofereça ajuda - isso gera não apenas satisfação, como também recomendações.

DICA A&F: Esteja sempre a frente e ofereça seus serviços e soluções antes dos problemas surgirem!

 

Tenha um bom local para atendimento

Quando pensamos em freelancer, logo imaginamos uma pessoa trabalhando no conforto de sua casa. Porém, esse talvez não seja o lugar ideal para o rendimento do trabalho e também para o atendimento ao cliente.

Esqueça os altos investimentos em salas comerciais e comece pelo coworking!

Hoje em dia, é muito comum trabalhar em escritórios compartilhados. São locais onde há a opção de alugar desde uma pequena mesa até uma sala inteira para reuniões. No coworking, é possível ter um espaço para atender seus clientes de maneira mais profissional, enquanto pode focar 100% da atenção no trabalho, sem distrações ou preocupações a mais, como manutenção e aluguel.

Escritórios compartilhados oferecem toda a infraestrutura necessária para se trabalhar tranquilamente: mesas, internet de alta velocidade, salas de reunião, endereço comercial e fiscal, atendimento ao cliente e, claro, o café!

Além disso, o coworking possui uma vantagem especial: o networking. Em um espaço compartilhado, as possibilidades são infinitas. Nele, você pode conhecer novos profissionais, possíveis clientes e realizar diversas parcerias.

Obtenha mais dicas para alavancar seu negócio e saiba mais sobre o coworking em nosso blog, ou entrando em contato conosco![:]

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