[:pb]Escritórios virtuais podem ser a solução para otimizar custos e impressionar clientes
A jornada não é fácil, mas empreender continua sendo sonho de dois em cada três profissionais brasileiros. Mas até uma ideia incrível de negócio pode não se sustentar sem o devido planejamento financeiro, afinal, é a preparação que diferencia o empreendedor por oportunidade do empreendedor por necessidade. Mentalize: ter uma direção é mais importante do que andar rápido. Confira dicas para tirar esse sonho do papel, mesmo com o orçamento apertado.
Monte seu plano de negócio
Esse é o documento que vai nortear todas as suas ações. Nele, você deverá responder perguntas básicas como: Qual o meu diferencial em relação à concorrência? Qual o preço ideal a cobrar? Qual a demanda? Qual a equipe ideal para o meu negócio? O que pode dar errado? Quanto isso vai custar? Posso começar em casa ou preciso ter um espaço externo? Tem todas as respostas? Então consulte pessoas externas para saber que tipo de dúvida elas também poderiam ter.
Analise a concorrência
Empreender uma ideia original pode ser ótimo, mas ter concorrência guarda a vantagem de já ter um público e uma demanda bem definidos. Portanto, pesquise seus concorrentes a fundo: em que ambiente atuam? Como falam com os clientes? O que oferecem? Dessa forma você pode estabelecer um diferencial, que não precisa ser grandioso, mas sim, agregar valor à experiência do seu consumidor. O atendimento personalizado ou atendimento bilíngue, por exemplo, pode distinguir seu serviço dentre os demais.
Divulgue seu negócio
Se você não tem dinheiro para investir em ações de comunicação estratégicas, seja o maior vendedor do seu produto, serviço ou ideia. Conte para a família, para os amigos, para os ex colegas de trabalho, participe de feiras e conferências e distribua cartões de visita. Com o excesso de informação com que as pessoas são bombardeadas todos os dias, uma abordagem mais personalizada pode significar muito. O endereço comercial é um detalhe primordial para a credibilidade do negócio, por isso, mesmo que não precise de um espaço físico, aposte em um endereço de referência de prestígio.
Aposte na cidade
Em 2016, Atibaia ficou entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios, segundo pesquisa da consultoria Urban Systems, divulgado pela Revista Exame. O estudo verificou 28 indicadores em quatro aspectos de evolução de negócios: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. A cidade, que fica a pouco mais de 60 km de São Paulo, é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas, se afirmando como um importante polo cultural em diversas áreas como audiovisual, cinema de curta metragem, resgate da cultura paulista, entre outros eventos. Achou uma boa? Conheça a A&F Virtual Office, seu escritório virtual em Atibaia.[:]